Saúde

Após fechar quase 1,5 mil leitos, Governo do Pará anuncia lockdown na Grande Belém

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), ao lado de parte dos prefeitos da Região Metropolitana, anunciou, no início da noite deste sábado, 13, mudanças no bandeiramento da Grande Belém, que passa de vermelho para preto, e o decretou lockdown por sete dias, a partir das 21 horas de segunda-feira, 15.

“Lamentavelmente, o sistema de saúde das cidades que compõe a Região Metropolitana estão sendo pressionadas pela doença. Se não aumentarmos as restrições, vamos continuar vendo pessoas amadas ficando sem leito nos hospitais. Temos assistido os hospitais privados não mais tendo vagas. O sistema privado não está mais dando conta de atender a demanda desta doença, os leitos clínicos do Estado atingiram 60% de ocupação”, justificou o governador.

Mais cedo, também neste sábado, o secretário municipal de saúde de Belém, Maurício Bezerra, já havia anunciado que a ocupação de leitos clínicos na capital atingiu 110%. 

Durante o lockdown, apenas serviços considerados essenciais poderão funcionar em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara.

Desde o início da pandemia, o Pará acumula 382.872 casos e 9.329 óbitos causados pela covid-19.  De acordo com o último relatório da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), hoje o Estado registrou 39 óbitos e 660 casos confirmados da doença.

Leitos reduzidos

Na contrapartida da situação de caos, no último dia 28 de fevereiro o portal Roma News mostrou como o Estado reduziu drasticamente o número de leitos para pacientes de covid-19. Segundo o levantamento, foram fechados 1.414 leitos do período crítico, no ano passado, pra cá. 

No dia 29 de julho de 2020, eram 2.365 leitos exclusivos para pacientes em tratamento de covid-19. Em fevereiro deste ano, o estado paraense contava apenas com 951, uma redução calculada em 59.79%. 

Assista ao pronunciamento:

Fonte: romanews.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo