Notícias

Canaã dos Carajás recebe a sexta unidade da Usina da Paz, no território paraense

O novo complexo comunitário, com estrutura moderna e multifuncional, foi entregue pelo Governo do Pará à população do sudeste estadual neste sábado (4)

A manhã deste sábado (4) foi de alegria para os moradores do bairro Ouro Preto, em Canaã dos Carajás, município do sudeste estadual, é que agora, a cidade conta com a estrutura e os serviços do moderno complexo multifuncional do Governo do Estado, chamado Usina da Paz. 

Dona Zuleide Soares residente de Canaã dos Carajás desde 2012 e trabalha atualmente com serviço social, ficou encantada com a estrutura da UsiPaz. “Eu estou muito impactada com os espaços desse equipamento. Já consigo visualizar a comunidade aqui de Canaã dos Carajás realizando os serviços e digo que é por merecimento esse grande projeto”, disse a irmã Zuleide emocionada.

O pastor Daniel Alto, mora há 9 anos em Canaã dos Carajás e, após conhecer os espaços da UsiPaz, acredita na transformação social que o projeto vai trazer aos moradores. “Eu estou muito feliz por essa iniciativa porque dessa maneira a gente pode transformar vidas, a gente percebe pela estrutura e pela maneira como está sendo colocado que nós vamos ver isso acontecer”, afirmou.

Governador entregou a mais nova Usina da Paz no sudeste estadual em evento prestigiado pela população e autoridades públicas – Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Esta é a sexta unidade entregue pelo Governo do Estado, por meio do programa Territórios Pela Paz (TerPaz) que agora avança para a região sudeste do Estado, levando à redução da violência e transformação social, por meio de ações integradas de cidadania, saúde, segurança, qualificação profissional, esporte e lazer.

“Esse é um conceito de transformação social que busca trazer segurança para as pessoas, mas acima de tudo, através de serviços de educação, cidadania, empreendedorismo e de transformação do ambiente social”, informou Helder Barbalho.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

O governador ressaltou ainda que ”a ideia é, não apenas ficarmos discutindo e corrigindo os efeitos, mas buscando olhar as causas, para que nesse ambiente, esta Usina, busque produzir uma nova sociedade. Uma nova condição de vida, e que este espaço possa ser utilizado pelos jovens, adultos e por toda a comunidade local, como programa diversos. Esse espaço estará aberto todos os dias da semana, com diversos serviços e benefícios para população de Canaã dos Carajás”, pontuou.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

O ato de entrega foi acompanhado pela primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, pela prefeita Josemira Gadelha e demais autoridades estaduais e municipais.

Para o titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Ricardo Balestreri, as Usinas da Paz estão se adaptando em formato de rede, agora para outras regiões do Estado. “Nós estamos levando avante a ideia de rede de usinas, dentro de um quadro de firmeza e responsabilidade, fazendo essa implantação de tal maneira que cada usina signifique muito para as comunidades onde elas estão implantadas. Agora a expansão para a região sudeste é significativa porque é um ensaio de outras expansões que o governo do Estado pensa em fazer”, informou Balestreri. 

No ato de entrega da Usipaz em Canaã dos Carajás, o governador tirou a primeira-dama, Daniela Barbalho, para uma dança – Foto: Marco Santos / Ag. Pará

O secretário afirma que existem outras cidades do Estado preparadas para receber o projeto. “Isso demonstra que podemos e devemos ter uma rede, além da região metropolitana, que tradicionalmente era uma região mais complexa no ponto de vista de violência e criminalidade e que hoje tem os índices reduzindo de maneira sensível, é uma maneira de mostrar que as demais partes do Estado tem o mesmo carinho e a mesma atenção e estão respondendo com o mesmo entusiasmo”, concluiu.

Trabalhadores posam para as fotos ao lado do governador – Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Serviços – Assim como nas outras UsiPaz, serão ofertados mais de 70 serviços gratuitos, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante; além de eventos e encontros da comunidade.

O senhor Ibanês Taveira, mora há 20 anos em Canaã dos Carajás, e aprovou a chegada desse equipamento público. “É bonito ver a preocupação do governo com o âmbito social da nossa cidade, que cresce cada vez mais, com gente vindo de todos os lados. E que, por isso, nós temos aí um acréscimo da carência e dos problemas sociais, mas acredito que a Usina da Paz vai proporcionar esse apoio às populações mais carentes”, ponderou Ibanês, que também é presidente da convenção Madureira no Pará.

As inscrições para cursos e atividades esportivas serão feitas gradualmente e divulgadas nas redes sociais da Usina da Paz. Para realizar a inscrição, o morador precisa ir presencialmente à recepção da UsiPaz, com original e cópia dos documentos como RG, CPF e comprovante de residência.

Parceria – A Usina da Paz de Canaã dos Carajás foi construída em um terreno de 15.000 m2 de área total. A unidade tem área construída de 4.950 m2. As obras geraram 130 postos de trabalho, realizadas pela mineradora Vale e executadas por empresas paraenses, por meio de um termo de cooperação com o Estado. As instalações são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência (PcDs).

“A inauguração da Usina da Paz Canaã dos Carajás finaliza mais uma etapa do compromisso assumido pela Vale em prol do desenvolvimento do Pará. A Vale e o Governo estão unindo forças para ampliar os resultados positivos desse exitoso programa que é o Territórios pela Paz. Para nós, mais do que construir as unidades e cumprir o compromisso que assumimos, a Vale se orgulha em apoiar o acesso e a oferta de serviços, cursos, atividades esportivas e de lazer às comunidades em diversas regiões do Pará. É a ação que conecta ao nosso propósito de melhorar a vida e transformar o futuro, juntos”, destaca o gerente executivo da Vale no Pará, João Falcão.
 
Estrutura – O prédio da Assistência tem um total de 25 salas, já o prédio da Usina conta com 37 salas. Esses ambientes são climatizados com sistema VRF moderno, que promove intensa renovação do ar.

A unidade conta com um campo de futebol, uma quadra de areia, um espaço para dojô e atividades culturais; piscina; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança. E, ainda, ambientes para capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

Para a aposentada Beatriz Santos a Usina da Paz vai estimular uma nova rotina aos moradores. “Eu acredito que, com a chegada da Usina da Paz, vai ter uma aproximidade maior das pessoas que vão poder aproveitar mais a vida, porque em uma estrutura dessa você aprende a viver também em comunidade e a ter expectativas mais a longo prazo. Está chegando em um ótimo momento”, comentou a moradora.

SERVIÇO

A UsiPaz Canaã dos Carajás fica localizada na Avenida D, S/N, próximo a Avenida Weyne Cavalcante, no bairro Ouro Preto e vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h, funcionará de acordo com as demandas da comunidade e das secretarias e fundações para a realização de eventos.

Fonte: Agência Pará / Por Paulo Garcia (SEAC)

Pará News

PARÁ NEWS®️, é um jornal online que cobre 24 horas notícias do estado e região.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo