Notícias

Centro Maria do Pará registra aumento de atendimentos às vitimas de violência contra mulher em 2021

Nos meses de janeiro e fevereiro, o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher – Maria do Pará, localizado no município de Santarém, oeste do Pará, registrou 181 atendimentos remotos e 392 buscas. A possibilidade é que o aumento de notificações seja por conta das novas restrições de circulação na região por causa da pandemia, em vigor desde janeiro. 

Poliana Braga, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher – Maria do Pará, comenta que o aumento do convívio e a rotina familiar provocaram um aumento no número mulheres que procuram atendimento por estar sofrendo algum tipo de violência. As principais causas da busca por atendimento são relacionadas a tipos de violência psicológica como humilhações, ameaças, intimidação e controle rígido do ir e vir.

“O que observamos é que as mulheres estão buscando orientações quando percebem os sinais das primeiras violações de direitos e isso é importante, a fim de evitar violências maiores e irreversíveis” avaliou a coordenadora.

As outras queixas que subiram nos últimos meses são relacionadas a violência moral, como calúnia, difamação, injúria, exposição da vida íntima entre outras.

Mulheres que desejarem buscar os atendimentos do Centro Maria do Pará, podem entrar em contato pelo telefone (93) 99134-8542.

Os atendimentos no Centro continuam de segunda a sexta-feira das 8h00 às 16h00. Mesmo diante da pandemia, tem acontecido uma celeridade nos procedimentos encaminhados via Delegacia da Mulher (Deam) e da Vara da Violência Doméstica para o Centro, que busca realizar o acompanhamento da vítima e de seu agressor em tempo hábil.

Roma News Com informações do G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo