Educação

Educação do Pará é destaque em encontro nacional

O evento reuniu secretários dos órgãos educacionais de todos os Estado do país

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem investido cada vez mais na educação dos paraenses. As iniciativas colocadas em prática no Estado, principalmente durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, foram destaques na 1° reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), que aconteceu esta segunda-feira (18), em Brasília (DF). O evento reuniu secretários dos órgãos educacionais de todos os Estado do país. A representante do Pará foi a Secretária de Estado de gestão de pessoas da Seduc, Cleide Amorim, que destacou o cenário positivo vivido no segundo maior estado do Brasil. 

“Nós temos muitos desafios na educação, e no Pará não é diferente. A logística é um dos nossos desafios. Para acessarmos algumas escolas, precisamos trafegar vários quilômetros via terrestre, navegar de barco, pegar avião. Mas, apesar dessas adversidades, nossos professores estão lá, sendo verdadeiros heróis, através da educação. Eu fico muito feliz em ver a nossa educação avançando. O nosso governo nos apoia e compactua ativamente para essa situação. E cada vez mais a gente vai atrás de projetos e programas que reforçam esse compromisso: o reforço escolar, lançado recentemente, diante de um déficit que há no ensino básico, temos também o Enem Pará, específico para quem vai concordar a uma vaga na universidade publica, o Sistema Interativo Educacional (SEI), que chega às localidades mais longínquas, o Cefor, que leva capacitação aos professores da nossa rede”, destacou Cleide.

Secretária Cleide Amorim (Seduc PA) Foto: Ascom / Seduc

Além dos programas e projetos educacionais lançados pelo governo estadual, a parte estrutural também foi reforçada durante o encontro. Atualmente, 96° unidades escolares foram entregues pelo governador Helder Barbalho. A última, por exemplo, foi o Centro de Referência de Educação Infantil Professor Orlando Bitar, em Belém. O espaço é o maior centro de aprendizagem paraense destinado ao público infantil, o qual receberá, anualmente, cerca de 525 crianças de 2 a 5 anos.

O secretário de educação do Espírito Santos e presidente do Consed, Vitor de Angelo, destacou a importância de partilhar essas iniciativas e experiências com toda a rede educacional do Brasil. “Esse encontro é muito importante para trocarmos experiências e traçar nosso planejamento para o ano de 2022. No Pará, por exemplo, me chamou muito a atenção o centro de formação de professores (Cefor). Um local belo, onde se é explanado a formação específica para determinadas situação extremamente importantes. Fica em deficiências, em questões a serem ultrapassadas, enfim, a agenda da Secretaria, é de bastante relevância. As vezes a gente fica em uma formação tradicional, mas não é eficiente. Faz apenas aquela formação de currículo, e não há uma formação customizada, personalizada”, destacou o presidente do Consed. 

Vitor de Angelo – Presidente do Consed – Foto: Ascom / Seduc

Ações

“É muito gratificante ver o trabalho de toda a família Seduc sendo reconhecido a nível nacional. Realmente são programas e projetos que transformam vidas. E nós continuamos neste ritmo, entregando escolas reconstruídas, investindo na educação paraense, pois nós acreditamos no poder transformador da educação”, destacou a Secretária de Estado de Educação do Pará, Elieth de Fátima Braga. 

O governo do Pará segue com a sua diretriz de atender às demandas da educação. Há cerca de um mês, uma parceria com a TV Cultura do Pará, proporcionou a criação de um dos maiores para o combate do déficit na educação básica, principalmente nas disciplinas de português e matemática. O lançamento do projeto “Reforço Escolar”, integra a política de valorização da educação pública estadual. A iniciativa faz parte do Programa “Todos juntos pela Educação”, ampliando de quatro para sete horas o período de aulas na programação da TV Cultura, de segunda a sexta-feira. A expectativa é que o projeto beneficie cerca de 500 mil alunos. 

Outra iniciativa destaque foi o programa  “Reencontro com a Escola”, lançado em 16 de dezembro, pelo governador Helder Barbalho. A atitude governamental estimula os alunos da rede pública estadual ao retorno presencialmente às salas de aula, possibilitando a melhoria do processo ensino-aprendizagem e o combate à evasão escolar, e ainda incentivando novas matrículas para o ano letivo de 2022. O programa beneficiou mais de 595 mil estudantes regularmente matriculados nas unidades da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). O investimento no programa, que totaliza R$ 108 milhões, é feito com recursos do Tesouro Estadual.

Fonte: Agência Pará / Por Evaldo Júnior (SEDUC)

Pará News

PARÁ NEWS®️, é um jornal online que cobre 24 horas notícias do estado e região.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo