Notícias

Emater fortalece agricultura paraense com foco na sustentabilidade da produção no campo

Órgão atua há mais de cinco décadas com a missão de promover o desenvolvimento sustentável, por meio do conhecimentos e tecnologias que contribuam com a melhoria da qualidade de vida da sociedade rural

Neste domingo (17) é celebrado nacionalmente o Dia da Agricultura como forma de valorizar uma das atividades mais antigas da humanidade: a “arte” de cultivar a terra, retirando dos campos alimentos essenciais para a subsistência e manutenção da economia mundial. É nesse contexto que atua a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), há mais de cinco décadas presente nos 144 municípios paraenses, e como órgão oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Pará, por meio de 12 escritórios regionais e a força de trabalho de 972 servidores.

O órgão estadual tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável, por meio do conhecimentos e tecnologias que contribuam com a melhoria da qualidade de vida da sociedade rural.

Foto: Veloso Junior / Ascom Emater

Natural de Igarapé-Açu, nordeste paraense, Tomires Athayde se dedica à criação de galinha caipira e ao cultivo de hortaliças e frutíferas, principalmente banana, carro-chefe de sua produção no Sítio Agroecológico Tolú, no KM-02 da rodovia PA-320. “Na propriedade, trabalhamos eu e minha família (seis pessoas). O apoio da equipe da Emater de Igarapé-Açu é fundamental para nós, pois com essa assistência, este ano, comercializamos 3 mil quilos de banana para os programas de Alimentação Escolar (Pnae), e de Aquisição de Alimentos (PAA)”, contou o produtor rural.

Além da emissão de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar, a DAP, documento de acesso às políticas públicas como Pnae e PAA, os técnicos da Emater também viabilizam, por meio de projetos, recursos de crédito rural.

Foto: Veloso Junior / Ascom Emater

Até setembro deste ano, os recursos liberados pelo Banco da Amazônia, por meio de 625 projetos de financiamento desenvolvidos pelas equipes técnicas da Emater, alcançaram o montante de R$ 20 milhões para o fomento de diversas cadeias produtivas pelos municípios paraenses, através de investimentos em implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços em empreendimento rural ou em áreas comunitárias rurais, visando a geração de renda e a qualificação da mão-de-obra familiar.

Para a presidente da Emater-PA, Lana Roberta Reis, também se deve enfatizar a importância de esforços empreendidos em conjunto com outras instituições. “Como Emater temos muitos desafios e por isso, a importância das parceria, pois quando somamos nossos esforços temos resultado. Quando dizemos que a Emater está presente nos 144 municípios do Pará, é o governo estadual que está presente em todos os municípios”, afirmou a presidente. 

Fonte: Agência Pará Luana Laboissiere (SECOM) / Texto: Paula Portilho/ Ascom Emater

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo