Polícia

Operação Baixo Tocantins é deflagrada em Abaetetuba e região 

Nesta quinta-feira (05), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) conjuntamente com órgãos públicos estaduais e municipais de segurança, deflagrou a operação “Baixo Tocantins” com ações ostensivas e de fiscalização em Abaetetuba, sede da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp Baixo Tocantins).

Com a finalidade de proporcionar mais segurança e bem-estar para a população dos municípios que compõem a Região Integrada,  a operação deflagrada na entrada da cidade de Abaetetuba,  deve percorrer os outros nove municípios. A ação integra a segunda fase do projeto “Segurança Por Todo o Pará”, encabeçado pela Segup.

Na última segunda-feira (02), uma reunião operacional destacou as principais ações e frentes de trabalho que devem ocorrer nos próximos dias. Dentre os principais objetivos está o de intensificar as ações preventivas e repressivas em áreas de grande fluxo de pessoas e veículos, aumentando a capacidade operacional e a qualidade dos serviços prestados à sociedade. 

Foto: Ascom / Segup

Cumprimento de mandados de prisão, saturação em bares e restaurantes, fiscalização do trânsito e patrulhamento fluvial estão entre algumas das atividades executadas pelas agências. 

Presente no lançamento, o presidente do Comitê Integrado de Segurança Pública e Defesa Social da 4ª Risp, coronel PM José Vilhena, a integração é a chave para que as ações tenham êxito ao final da operação.

“Nós fizemos uma reunião em que foi planejada essa grande ação com todos os órgãos do sistema de segurança pública do Estado e também do Município e que possamos de forma integrada, cada um dentro da sua competência, somar para o bem-estar da população”, pontuou. 

Foto: Ascom / Segup

O presidente frisou também a parcela de contribuição que a população pode fazer através das denúncias nos canais oficiais. “Denuncie através do Disque-Denúncia ou do aplicativo Iara que tem para celular para que a gente possa receber essas denúncia e fazer o levantamento. É dever do Estado, mas direito e responsabilidade de todos”, frisou.

Combate à criminalidade e redução dos índices 

Também nesta quinta-feira (5), houve lançamento em Barcarena, no período da tarde, às 18h na praça Matriz, na rua do Cabanos. Com presença dos órgãos locais, foram destacados os principais pontos das ações em um briefing para as equipes. Representando a Segup nos dois lançamentos, coronel Castro Alves, destacou a importância dessas ações para o combate à criminalidade no interior.

“O Segurança Por Todo o Pará é um projeto que foi pensado para o combate no interior levando em consideração as ações realizadas na capital, a dinâmica e conhecimento das forças locais e o apoio logístico da Secretaria de Segurança Pública. Então, o intuito é que consigamos reduzir os índices, o que vem acontecendo, e principalmente, trazer mais segurança para a população que vive nessas regiões”, apontou.

Ao todo, dez municípios integram a 4ª RISP (Tocantins): Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju e Oeiras do Pará. As ações são integradas por agentes das polícias Militar e Civil, Departamento de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), órgãos municipais de trânsito e meio ambiente e, ainda, apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu).

Texto: André Macedo 

Fonte: Agência Pará / Por Roberta Meireles (SEGUP)

Pará News

PARÁ NEWS®️, é um jornal online que cobre 24 horas notícias do estado e região.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo