Notícias

Pará lidera ranking regional do uso de inseminação artificial na pecuária

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) o Pará está entre os 10 estados brasileiros que mais fazem uso da Inseminação Artificial (IA) na pecuária. Além disso, é o líder da Região Norte na prática.

Segundo o estudo, 74% dos municípios paraenses praticam a técnica, o que garante a nona posição no ranking nacional. Em relação a liderança do ranking regional, o Pará possui 1,32% das matrizes aptas à reprodução inseminadas. O ranking nacional é liderado por Santa Catarina.

A técnica da Biotécnica Reprodutiva (inseminação artificial) é empregada nos rebanhos bovinos com aptidão ao corte, assim como no leite. Os dados da Asbia revelam que o uso da IA no Pará é maior na cadeia produtiva do corte (23,2% das fêmeas inseminadas), onde registra-se percentual superior à média nacional (22,2%).

No Pará, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), vem adotando iniciativas para desenvolver a pesquisa agropecuária e a Transferência de Tecnologia no estado. Um dos exemplos é o Programa de Melhoramento de Búfalos com Inovação para o Estado do Pará (Promebull), fruto de uma parceria da Secretaria de Estado com a Embrapa. Os treinamentos práticos do programa garantem a popularização da técnica em diversas regiões locais, assim como o estímulo a formação de mão de obra especializada.

Fonte: Roma News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo