Política

Polícia Militar promove I Curso de Operações Ambientais no Pará

Estão sendo especializados 21 agentes de segurança, sendo 17 PMs do Pará, dois do Mato Grosso, um de Rondônia e um da Guarda Municipal de Belém

A Polícia Militar realizou nesta quarta-feira (27) a aula inaugural do I Curso de Operações Ambientais (I Copam) do Estado do Pará. O evento, presidido pelo comandante-geral da corporação, coronel Dilson Júnior, ocorreu no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Belém, e contou com a presença de autoridades civis e militares.

O I Copam 2022 foi planejado pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e terá duração de 38 dias, com previsão de formatura para o próximo dia 06 de junho. O curso inédito no Pará dispõe de carga horária total de 360 horas/aula, e tem o objetivo de especializar 21 agentes de segurança pública, sendo 17 policiais militares do Pará, dois do Mato Grosso, um de Rondônia e um da Guarda Municipal de Belém (GMB), para atuação em ações de preservação e controle ambiental, de acordo com as legislações ambientais vigentes no País.

Direitos humanos; Estudo da fauna e flora; Operação com Drone; Orientação Geográfica de Selva; Conduta de Patrulha; Tiro policial com habilitação de fuzil calibre 5,56 mm estão entre as disciplinas do curso. Os alunos que conseguirem chegar à fase final do curso farão visita técnica aos estados do Maranhão e Tocantins, onde os agentes terão a oportunidade de observar os instrumentos técnicos das localidades e ampliar os conhecimentos adquiridos.

A aula inaugural do I Copam foi realizada no Quartel do Comando-Geral – Foto: Marcelo Dias / Divulgação

Meio ambiente – “Os agentes que concluírem o curso com êxito estarão capacitados a serem multiplicadores do conhecimento em matéria de proteção e defesa do meio ambiente. Com missões que vão desde a fiscalização e o combate ao desmatamento, quanto o resgate de cães, gatos e animais silvestres”, frisou o comandante do BPA, major Jeremias Moura.

“Essa capacitação para o BPA é muito importante porque a unidade atua de forma integrada com o Ideflor-bio (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará), Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), dente outros, combatendo não só os crimes ambientais, mas também a garimpagem. E nos próximos dias vamos inaugurar mais uma fase da Operação ‘Amazônia Viva’ para fiscalizar e reprimir crimes contra o meio ambiente”, destacou o coronel Pedro Celso, chefe do Departamento-Geral de Operações (DGO).

Somente entre janeiro de 2021 e abril deste ano, a unidade que integra o Comando de Policiamento Ambiental (CPA) já resgatou cerca de 2.300 animais silvestres, de várias espécies. O BPA também atuou na captura de 49 foragidos da Justiça e apreensão de 29 armas de fogo, além de prisões por tráfico de drogas e outros crimes.

“Fico feliz de receber militares do Mato Grosso e de Rondônia, além de um Guarda Municipal de Belém, o que demonstra a qualidade técnica dos cursos oferecidos pela PM do Pará, que passaram a ser referência para todo o Brasil. Certos de que não será um curso fácil, e que não depende só dá força bruta, da capacidade física, mas também do intelecto e do psicológico”, frisou o coronel Dilson Júnior.

Texto: Josuelton Chagas – Ascom/PM

Fonte: Agência Pará / Por Governo do Pará (SECOM)

Pará News

PARÁ NEWS®️, é um jornal online que cobre 24 horas notícias do estado e região.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo