Polícia

Polícia Militar realiza solenidade alusiva ao Dia de Tiradentes com desfiles e condecorações

A solenidade também concedeu a promoção de praças e oficiais, além de homenagens e condenações a personalidades civis e militares do Estado

Nesta quinta-feira, 21 de abril, data em que é celebrado o Dia de Tiradentes – herói nacional por sua participação no movimento da Inconfidência Mineira e Patrono das Policiais Militares do Brasil -, foi realizada uma solenidade, presidida pelo governador Helder Barbalho, que contou com o desfile da tropa de militares do Estado. O evento foi realizado no recém-restaurado prédio histórico do Comando de Missões Especiais da Polícia Militar (CME), no bairro da Cremação, em Belém.

“Parabéns a todos, parabéns aqueles que escolheram servir aos paraenses, que se honram e nos honram ao servir e vestir esta farda. Cada paraense sabe que, ao ver um Policial Militar, isto representa um sentimento de conforto, nos traz orgulho nos dá honra”, enfatizou o chefe do executivo estadual durante discurso. 

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

Além da parada militar, homenagens a policiais militares que se destacaram no serviço, bem como personalidades da sociedade civil e outras instituições que contribuíram com ações para o estado, em especial para a Polícia Militar, foram condecorados com a ‘Medalha do Mérito Tiradentes’, uma das maiores honrarias oferecidas pela corporação. 

Dentre as homenageadas está a coordenadora do TerPaz Saúde, Alessandra Amaral de Souza. Ela conta da honra de receber a medalha em reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado desde 2019. “A gente fica muito feliz por estar sendo agraciado porque é um trabalho que a gente já desenvolve desde 2019. E o principal do trabalho, além de levar os serviços, é levar com amor, com respeito, com dignidade e acho que esse é o reconhecimento, a diferença que o tem feito na mudança da vida das pessoas não só com a saúde, mas principalmente com amor e com carinho que eles merecem. Eu me sinto muito lisonjeada, não esperava, mas foi uma supresa e me sinto muito emocionada e honrada com essa premiação”, disse a coordenadora. 

A “Medalha do Mérito Tiradentes” é concedida a personalidades civis e militares que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento e iniciativas em prol do Estado. Entre as personalidades civis, também foram agraciados deputados estaduais, prefeitos, dirigentes de órgãos estaduais e servidores públicos em geral, além dos próprios PMs do Pará, de outros estados, representantes das Forças Armadas e do Corpo de Bombeiros.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

Já a homenagem pelos Bons Serviços Prestados, concedida exclusivamente a policiais militares, foram entregues medalhas com metal prateado pelos serviços prestados à segurança pública. A coronel Simone Chagas destacou a importância da valorização do profissional e o reconhecimento do Governo do Estado com o servidor público. 

“O dia 21 de abril é uma data extremamente importante para os policiais militares do Brasil. Para nós, no meu caso, receber esta medalha por 20 anos de serviços prestados à corporação é um reconhecimento muito grande, um combustível para o servidor público e o reconhecimento do nosso comandante geral, o governador do estado, que tem trazido a valorização do profissional da segurança pública que consagra todo o esforço, todo o trabalho para a sociedade paraense”, disse a coronel.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

Para o comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Dilson Júnior, uma data importante que precisa ser celebrada, bem como os investimentos para a corporação que impactam numa melhor qualidade de serviços oferecidos para a população na área da segurança pública. 

“Hoje, celebramos o Dia de Tiradentes, o patrono de todas as polícias militares do Brasil e a Polícia Militar do Pará só tem a comemorar todos os investimentos feitos pelo governo do estado, tornando a nossa polícia cada vez melhor equipada, com maior efetivo agora com mais de três mil novos policiais em formação e a gente só tem a agradecer todo esse investimento que tem traduzido, tem dado resultado positivo através da redução dos índices de criminalidade e através da presença mais ostensiva da Polícia Militar nos 144 municípios do estado do Pará”, disse o comandante. 

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

Investimento – O chefe do executivo estadual, Helder Barbalho, destacou as iniciativas adotadas para a valorização do servidor e melhorias, de modo a assegurar uma segurança pública de mais qualidade para a sociedade paraense, como troca de todos os coletes da corporação (18.000 novos adquiridos), Alteração da Lei de Organização Básica, realização do maior concurso da Polícia Militar do Pará (mais de 3.000 praças e oficiais sendo formados simultaneamente), reajuste linear de 10,5% em 2022, soldo do círculo dos praças vinculado ao salário mínimo, entre outras medidas. 

Decreto – Durante o ato, foi assinado o decreto que autoriza o acautelamento de arma de fogo institucional ao Policial Militar ou Bombeiro Militar do Estado do Pará que não esteja em atividade, nos casos em que especifica no documento, considerando a situação de elevado risco aos profissionais militares, civis e bombeiros que não possuem armamento próprio ao iniciar o processo de passagem para a reserva remunerada ou aposentadoria. 

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

A medida ampara os militares e servidores que sempre dedicaram suas vidas à preservação da segurança pública no Pará. 

“No Dia de Tiradentes se comemoram todas as polícias militares e estados do Brasil e aqui no Pará, festejo o trabalho todos os policiais militares, bombeiros, militares, policiais civis, todos que compõem o sistema de segurança que permitem, a partir do trabalho da eficiência, da competência, com que o nosso estado possa hoje viver o momento de um enfrentamento firme para reduzir a violência, reduzir a criminalidade, proteger vidas, preservar a nossa sociedade e no dia de hoje também aproveitando este momento para que possamos anunciar conquistas de investimentos como renovação da frota com mais de mil e setecentas viaturas, armamentos com mais de seis mil pistolas que permitirão com que novos armamentos melhorem cada vez mais as operações da Polícia Militar, coletes balísticos para proteger e dar condição de trabalho e valorização através de melhoramentos sejam salariais, sejam também de vales alimentação para que isso motive cada vez mais a tropa a trabalhar e bem servir para nossa população. Além também de resgates para que nós estejamos adequando aos novos tempos às condições de leis que compõem e formam a Polícia Militar do nosso estado. Portanto, parabéns a Polícia Militar do Pará, Polícia Civil, ao Corpo de Bombeiros, parabéns a todos que servem ao sistema de segurança e acima de tudo que cuidam do povo paraense”, disse o chefe do executivo estadual.

O evento também marcou a promoção de policiais praças e oficiais que mudaram de posto ou patente, por critérios de merecimento e antiguidade, seguindo a tradição militar. O evento encerrou com um desfile das tropas representativas do Estado-Maior Geral, Academia de Polícia Militar Coronel Fontoura, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, Banda da Polícia Militar, Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Quartel do Comando-Geral, Batalhão de Polícia Ambiental, Batalhão de Ações com Cães, Grupamento Motorizado e Regimento de Polícia Montada (RPMont).

Fonte: Agência Pará / Por Lilian Guedes (SEDOP)

Pará News

PARÁ NEWS®️, é um jornal online que cobre 24 horas notícias do estado e região.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo