Notícias

PRESIDENTE BOLSONARO E SENADOR ZEQUINHA MARINHO ENTREGAM CERCA DE 30 MIL TÍTULOS DE TERRAS A PRODUTORES NO PARÁ

Em evento realizado nesta quinta-feira, 28, no município de Paragominas (PA), o presidente Jair Bolsonaro entregou cerca de 30 mil títulos de terras a assentados e trabalhadores rurais no Pará. Nos 40 meses desse governo, foram entregues 80.366 documentos titulatórios no estado. Ao lado do presidente Bolsonaro e comitiva, o senador Zequinha Marinho participou da cerimônia e falou sobre o “maior objeto de desejo do produtor rural paraense”, o título da terra. 

“Quando o presidente Bolsonaro chegou ao governo federal, as coisas mudaram. Aqui que antes era proibido, que era dar autonomia e dignidade ao produtor, foi suspenso. Com o título, o governo dá dignidade aos trabalhadores rurais, que passam agora a ter posse de suas terras e poderão acessar as políticas de crédito e assistência ao produtor rural”, comemorou o senador Zequinha. 

A entrega dos quase 30 mil títulos faz parte da Campanha Abril Verde e Amarelo, lançada pelo governo federal, e que já contemplou famílias de 91 municípios paraenses. Este foi o maior número de títulos concedidos durante a campanha.   

Os agricultores beneficiados vivem em 87 glebas federais e 755 assentamentos. Entre os que receberam o título de suas terras está Olímpia Cardoso Maciel, de 99 anos, que mora em uma gleba pública federal no município de Bujaru. Ela esperava pelo título há mais de 50 anos. 

Para o presidente Bolsonaro, além de reconhecer a importância e o trabalho dos produtores, com a entrega dos títulos, o governo incentiva os trabalhadores rurais a produzirem mais e melhor em suas propriedades. Ao destacar a média anual de 100 mil títulos entregues desde o começo do seu governo, o presidente comparou sua gestão a de seus antecessores. “Isso é muito mais que os últimos governos de Temer, Dilma, Lula e Fernando Henrique Cardoso. Nós trabalhamos por vocês (produtores). Não é discurso. E isso também não é uma virtude. É uma obrigação”, avalia o presidente Bolsonaro.  

De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em todo Brasil, o governo federal já entregou 344.409 títulos de propriedades rurais nos últimos três anos. 

As famílias que receberam os títulos passam também a contar com recursos por meio do Crédito Instalação. As linhas de financiamento garantem desde a fixação na área de reforma agrária até a estruturação de empreendimentos nessas comunidades. Só no Pará, os investimentos ultrapassaram R$ 41,8 milhões desde 2019, beneficiando mais de 9 mil famílias. Desse total, aproximadamente R$ 7,7 milhões foram destinados à construção ou reforma de moradias em assentamentos paraenses. 

Fonte: zequinhamarinho

Pará News

PARÁ NEWS®️, é um jornal online que cobre 24 horas notícias do estado e região.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo