Educação

Professora da rede pública estadual lança livro no Dia Nacional da Literatura Infantil

A obra “Sonequita, meu bichinho de estimação” foi desenvolvida em três meses e surgiu após uma conversa de Danielle Telles com a filha

Na próxima segunda-feira (18), é comemorado o Dia Nacional da Literatura Infantil. Em alusão à data, a professora da rede pública estadual Danielle Telles lançará no município de Capanema, na Região de Integração dos Caetés, o seu primeiro livro intitulado de “Sonequita, meu bichinho de estimação”. 

Destinado a crianças de todas as idades, esta será a sua primeira obra literária e que vai contar a história de Mariana, uma criança inteligente, carinhosa e que respeita os pais. Ela é uma criança que gosta de brincar e estudar, entretanto, seu animalzinho de estimação é bastante incomum e o livro detalha essa amizade.

O exemplar foi desenvolvido em três meses e surgiu após uma conversa da professora com sua filha, que perguntou à mãe se pessoas poderiam ter uma galinha como um bichinho de estimação, pois ela disse que havia conhecido uma amiga que tinha o animal como mascote. Após ficar impressionada com o fato, a professora decidiu criar uma narrativa neste contexto que, de tão inspiradora, conseguiu concluir em menos de uma semana.

A obra oferece conteúdos capazes de envolver crianças de todas as idades, através de ilustrações, imagens coloridas e com uma linguagem que vem contribuir de maneira simples para o processo de alfabetização dos pequeninos. A narrativa finaliza de forma reflexiva, levando o leitor a pensar sobre os benefícios que os animais de estimação podem trazer ao cotidiano deles.

“O livro está sendo sonhado há muito tempo e ficou por muito tempo guardado na gaveta. Sou escritora, poetisa e tenho outras produções de minha autoria em concursos que, inclusive, já me renderam algumas premiações. No entanto, sempre tive o desejo e a vontade de escrever livros para criança, por trabalhar justamente com esse público. Neste ano de 2022, comecei a definir algumas prioridades para minha carreira profissional e, dentre elas, decidi escrever o meu primeiro livro”, conta a professora Danielle Telles. 

Formada em pedagogia e especialista em Informática Aplicada à Educação; Gestão Escolar e Educação Especial, Telles atualmente é a diretora da Escola Estadual Pio X, em Capanema. A educadora enfatiza, ainda, que a leitura deve ser incentivada desde a infância, para fortalecer o desenvolvimento intelectual.

“Seja em casa ou na escola, o hábito da leitura deve ser incentivado, porque proporciona o desenvolvimento da linguagem, escrita, amplia o vocabulário e a criatividade das crianças. Além disso, ler resgata a cultura da contação de histórias”, complementa a professora.

Serviço: O lançamento da obra literária será na próxima segunda-feira (18), às 17h, no auditório da Escola Estadual São Pio X, situado na Rua Cônego Inácio Magalhães, nº 95, bairro São Pio X. Capanema.

Texto com a colaboração de Marx Vasconcelos/Ascom Seduc

Fonte: Agência Pará / Por Vinícius Leal (SEDUC)

Pará News

PARÁ NEWS®️, é um jornal online que cobre 24 horas notícias do estado e região.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo