Notícias

Terremoto de magnitude 4,7 atinge estados da região Norte do Brasil

Tremor foi registrado em Roraima, mas pôde ser sentido no estado do Amazonas

Um terremoto de magnitude 4,7 atingiu a região Norte do Brasil na madrugada desta quarta-feira (28). O epicentro do abalo foi identificado em Roraima, perto da fronteira com o estado do Amazonas. Não há registros de mortes ou feridos. 

O registro do evento sísmico foi feito pelo Monitor de Atividade Geológica dos Estados Unidos (US Geological Survey), que identificou a ocorrência às 3h26 da manhã (UTC) (23h26 no horário de Manaus).

O fenômeno durou cerca de 0,74 segundos e pôde ser sentido à distância mínima de 306,7 km. Portanto, é possível que moradores da cidade de Barcelos, no interior do Amazonas, tenham sido impactados pelo tremor. 

Além do amplo raio de captura do tremor, o terremoto atingiu 10 km de profundidade. A CNN entrou em contato com o Laboratório Sismológico Brasileiro e aguarda mais detalhes sobre o evento.

As estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), identificaram o abalo que foi sentido também em Manaus, segundo relatos da população local.

O último tremor registrado pela RSBR no estado do Amazonas ocorreu em 10 de março deste ano, no município de Presidente Figueiredo, e apresentou magnitude calculada em 3.9. 

Segundo Juraci Carvalho, sismólogo do Observatório Sismológico da UnB, instituição que também integra a RSBR, nos últimos 10 anos ocorreram 31 eventos nesta região. Ele afirma que os tremores de magnitude igual ou superior a 4 são frequentes.

Fonte da Matéria: CNN BRASIL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo